sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fotografia

foto: Yuki Tatebi

A efemeridade do graffiti e o que faz dessa arte o que ela é. Essa incansável supera;cão do dia a dia nas ruas, dos muros, da soberania de quem vence. A realidade urbana é implacável, não poupa nada, nem valores. Não se preocupa se foram minutos, horas ou dias de trabalho naquele pedaço de cidade. De repente tudo aquilo se foi, não existe mais e está livre para que outra história passe por ali.

foto: Francisco Mosquera "Fran"

A fotografia, enquanto membro dessa realidade, cumpre seu papel de registrar essas histórias, de proteger essa manifestação, para que seja analisada, criticada, odiada ou amada futuramente. Esse registro é feito por uma outra pessoa, que normalmente desconhece as ideais de quem fez esses graffitis. Às vezes conhece o artista, mas dificilmente conhece a história daquela parede e, somado a isso, registra o seu ponto de vista daquilo que tamb;em está acerca daquele muro com seu ponto de vista.


foto: Cristina Sá "Sininho"


Em uma cidade como São paulo, sem limites, sem pudor e sem vergonha, no envolta desses trabalhos, sempre existe uma realidade muito rica de histórias e vidas. Um fotógrafo que tenha o olhar mais aberto, com uma sensibilidade aguçada e crítica, como a do grafiteiro que fez o trabalho, consegue registrar essa produção dando uma nova vida àquilo.

foto: Fabio Costa -"Fagu"

Buscando muito mais que apenas o registro documental das paredes produzidas, a fotografia de graffiti pode mostrar uma realidade não vista em jornais e revistas, uma realidade questionadora, cruel, porém colorida e, em certos casos, cômica, com um lado sarcástico, que leva o graffiti e a fotografia a um múltiplo comum, criando uma obra única, como uma representatividade cultural e documental muito importante para os estudos de uma época, lugar e cultura.

por:
Flávio Samelo - curador do núcleo de fotografia

foto: Flavio Samelo

Um comentário:

  1. Belo texto!
    O grafitte é dependente da fotografia para que sua imagem seja registarada, como estão na rua em meio a poluição e efeitos do tempo se desgastam muito mais rápido que uma pintura por exemplo.

    Graffite será a forma de arte de nosso tempo!

    cult8.org

    ResponderExcluir